O Permear

Criado em maio de 1999, o Programa de Estudos e Revitalização da Memória Arquitetônica e Artística - PERMEAR - corresponde a uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter histórico cultural, e qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, nos termos da Lei n.º 9.790, de 23 de março de 1999. Atuando em todo o Brasil, a proposta do Permear é viabilizar através de convênios e parcerias com instituições públicas e empresas privadas, ações nas áreas de patrimônio cultural, de habitação social e de revitalização do espaço urbano, entre as quais se destacam:

- a elaboração de projetos;
- o gerenciamento e execução de obras de intervenção: conservação e restauro de bens imóveis e bens móveis e integrados, adequação de usos, revitalização, melhoria de habitações sociais etc;
- o desenvolvimento de cursos de extensão, especialização, capacitação de mão-de-obra e de educação patrimonial;
- o resgate de técnicas de construção e de outros saberes-fazeres considerados parte integrante do patrimônio imaterial brasileiro;
- o lançamento de livros, revistas, CDs, DVDs e outros materiais que possam divulgar e multiplicar conhecimentos referentes às áreas de atuação do PERMEAR.

Breve histórico

- Reconhecimento do PERMEAR, pelo Ministério da Justiça, como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (esta qualificação dá a possibilidade, através da celebração do Termo de Parceria, de ter acesso a recursos públicos para a realização de projetos).

- Convênio entre o PERMEAR e o Instituto Metodista Granbery, para cursos de extensão acadêmica na área do Patrimônio Histórico.

- Convênio entre o PERMEAR, a Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora S/A (EMCASA) e a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (COHAB).

- Assinatura do Protocolo de Intenções de Cooperação Técnica entre o PERMEAR e a Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC) da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.

- Assinatura do Convênio entre o PERMEAR e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).