Projetos

- Coordenação pedagógica do "Curso de Especialização em Gestão do Patrimônio Cultural", realizado em parceria com o Instituto Metodista Granbery. Período: início em maio de 2006.

- Realização de Curso de Capacitação "Preservação do Patrimônio Cultural, ICMS Cultural e Educação Patrimonial" teoria e prática, para Professores dos Municípios de Andrelândia e São Vicente de Minas - MG. Período: junho de 2007.

- Elaboração de Inventário de Proteção de Acervo Cultural de Bens Móveis e Imóveis, Laudos Técnicos e Dossiês de Tombamento dos Municípios de Andrelândia, Carangola, Piraúba - MG, e sua formatação para atendimento das solicitações da Lei Robin Hood. Período: janeiro a abril de 2007.

- Elaboração de Inventário de Proteção de Acervo Cultural de Bens Móveis e Imóveis, Laudos Técnicos dos Municípios de Belmiro Braga e Barbacena - MG, e sua formatação para atendimento das solicitações da Lei Robin Hood. Período: janeiro a abril de 2007.

- Elaboração de Inventário de Proteção de Acervo Cultural de Bens Móveis e Imóveis, Laudos Técnicos e Dossiês de Tombamento do Município de São Vicente de Minas - MG, e sua formatação para atendimento das solicitações da Lei Robin Hood. Período: agosto de 2006 a abril de 2007.

- Desenvolvimento do "Curso de Formação de mão-de-obra para atuação na área de conservação e restauração de arquitetura de terra" na cidade de Tiradentes/ MG, projeto classificado em primeiro lugar na licitação nº 130/2005 promovida pela UNESCO. Período: agosto a dezembro de 2006.

- Realização de Curso de Capacitação "Preservação do Patrimônio Cultural, ICMS Cultural e Educação Patrimonial" teoria e prática, para Professores dos Municípios de Andrelândia e São Vicente de Minas - MG. Período: agosto de 2006.

- Desenvolvimento do projeto "Cultura Sempre - Programa de Educação Patrimonial", aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei Murilo Mendes), realizado na cidade de Juiz de Fora/ MG. Período: março a julho de 2006.

- Coordenação da restauração dos bens móveis e integrados da Igreja de São Sebastião do Rio Bonito, localizada no distrito de Pentagna, município de Valença - RJ. Período: início em 01 de fevereiro de 2006.

- Desenvolvimento, em parceria com o Instituto Metodista Granbery, do Curso de Extensão "Patrimônio Cultural: Panorama Geral", ministrado pela Historiadora da Arte, Profa. Til Pestana. Período: em andamento.

- Elaboração de Relatórios de Estado de Conservação de Bens Tombados a nível Federal e Laudos Técnicos de bens Tombados a nível Municipal do Município de Tiradentes - MG, e sua formatação para atendimento das solicitações da Lei Robin Hood. Período: março a abril de 2006.

- Elaboração de Inventário de Proteção de Acervo Cultural de Bens Móveis e Imóveis, Laudos Técnicos e Dossiês de Tombamento do Município de Andrelândia - MG, e sua formatação para atendimento das solicitações da Lei Robin Hood. Período: fevereiro a abril de 2006.

- Elaboração de Inventário de Proteção de Acervo Cultural de Bens Móveis e Imóveis, Laudos Técnicos dos Municípios de Belmiro Braga e Carangola - MG, e sua formatação para atendimento das solicitações da Lei Robin Hood. Período: março a abril de 2006.

- Elaboração de Laudo Técnico do Município de São Vicente de Minas - MG, e sua formatação para atendimento das solicitações da Lei Robin Hood. Período: março a abril de 2006.

- Elaboração e formatação do Projeto HABITA VIDA - ESCOLAS, que visa a formação artística, cultural e cidadã, bem como a socialização de crianças e adolescentes, através de um processo de criação e intervenção artística no espaço físico das Escolas públicas e particulares. Período: março de 2005 a fevereiro 2006.

- Recuperação e Restauração das assinaturas do Bar e Restaurante Faisão Dourado, localizado em Juiz de Fora - MG. Período: 06 de maio a 18 de julho de 2005.

- Formatação e desenvolvimento do projeto "Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Alternativas para Construção de Habitações Sustentáveis a Baixo Custo, com Ênfase na Utilização do Bambu - BAMBUARTE", aprovado em programa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) / Habitare / Ministério da Ciência e Tecnologia, visando capacitar a comunidade do município de Andrelândia para a criação, produção de objetos e construção e moradias em bambu. Período: fevereiro de 2005 a fevereiro de 2007.

- Elaboração de Inventário de Proteção de Acervo Cultural de Bens Móveis e Imóveis, Laudos Técnicos e Dossiês de Tombamento do Município de Andrelândia - MG, e sua formatação para atendimento das solicitações da Lei Robin Hood. Período: fevereiro a abril de 2005.

- Elaboração de Inventário de Proteção de Acervo Cultural de Bens Móveis e Imóveis, Laudos Técnicos dos Municípios de Belmiro Braga e São João do Oriente - MG, e sua formatação para atendimento das solicitações da Lei Robin Hood. Período: março / abril de 2005.

- Elaboração e execução do "Projeto HABITA VIDA - Revitalização de Áreas Urbanas", na ONG Lar de Maria, que assiste crianças em situação de risco social, em Conselheiro Lafaiete/MG, a partir de uma oficina de criação, produção e aplicação de mosaicos com materiais reaproveitados - cacos de vidro de garrafas, sobras de azulejo e cerâmica - que foi ministrada aos educadores do Projeto "Recriança", e teve como resultado a ornamentação das fachadas e muros da Instituição com painéis de mosaico. Período: março de 2004.

- Elaboração de Laudos Técnicos e Dossiês de Tombamento do Município de Governador Valadares - MG, e sua formatação para atendimento das solicitações da Lei Robin Hood. Período: março / abril de 2004.

- Elaboração de Inventário de Proteção de Acervo Cultural de Bens Móveis e Imóveis e Laudos Técnicos do Município de Belmiro Braga - MG, e sua formatação para atendimento das solicitações da Lei Robin Hood. Período: março / abril de 2004.

- Formatação do Projeto "HABITA VIDA - Melhorias e Revitalização de Habitações Populares" (constando de levantamento físico-arquitetônico das habitações, diagnósticos e propostas de intervenção), a ser realizado como uma ação do Programa Habitar Brasil BID (Governo Federal / BID), em execução pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, na Vila Sô Neném, Bairro Santa Rita, Juiz de Fora - MG. Período: janeiro a março de 2004.

- Formatação, para a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé, do projeto "Restauração da Usina Cinco Rios" (a partir do Projeto de Restauração desenvolvido pela arquiteta Elisabete Gándara Rosa no XII Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos - CECRE - Universidade Federal da Bahia) para atender às exigências da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Usina localiza-se no distrito de Maracangalha, município de São Sebastião do Passe, BA. Período: abril a agosto de 2003.

- Elaboração de Inventário de Proteção de Acervo Cultural de Bens Móveis e Imóveis, Laudos Técnicos e Dossiês de Tombamento dos Municípios de Santa Bárbara do Monte Verde, Governador Valadares e Belmiro Braga - MG, e sua formatação para atendimento das solicitações da Lei Robin Hood. Período: abril de 2003.

- Elaboração de Inventário de Proteção de Acervo Cultural de Bens Móveis e Imóveis e Laudos Técnicos do Município de Pequeri - MG, e sua formatação para atendimento das solicitações da Lei Robin Hood. Período: março / abril de 2003.

- Elaboração do projeto de uma Agência Bancária (réplica de uma Agência de meados do séc. XX ) a ser instalada na sede do Antigo Banco de Crédito Real, localizado em Juiz de Fora - MG, para o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico - IEPHA/ MG. Período: agosto de 2002.

- Desenvolvimento do "Projeto HABITA VIDA" para a qualificação e humanização de habitações populares construídas pela Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora S/A (EMCASA ) e destinadas a famílias relocadas (através da aplicação de técnicas e materiais alternativos de acabamento). Período: agosto de 2002.

- Elaboração e execução do Projeto "Habita Vida - Revitalização de Habitações Populares" a partir do resgate de técnicas tradicionais de reboco e pintura e da utilização de materiais alternativos, com a capacitação dos moradores e transferência da tecnologia para a comunidade envolvida, na Rua Pirapora, no bairro Dom Bosco, em Juiz de Fora - MG. (Execução em parceria com a EMCASA - Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora S/A - Prefeitura Municipal de Juiz de Fora - MG, através de convênio firmado entre o PERMEAR, a EMCASA e a COHAB/MG). Período: janeiro de 2002 a outubro de 2003.

- Levantamento físico-arquitetônico e urbanístico, caracterização da habitações e diagnóstico da área de intervenção ( Vila Sô Neném, Bairro Santa Rita - Juiz de Fora/ MG ) do Programa Habitar Brasil - Prefeitura Municipal de Juiz de Fora - MG. Período: fevereiro / março de 2002.

- Realização do levantamento físico-arquitetônico (cadastro) da sede da Fazenda Ribeirão das Rosas, situada no município de Juiz de Fora - MG, para a sua utilização no desenvolvimento do Projeto de Restauração no XII Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos - CECRE - Universidade Federal da Bahia, a ser realizado pela arquiteta e urbanista Mônica Cristina Henriques Leite Olender. Apoio: IPPLAN / PMJF e IAB / JF. Período: abril de 2002.

- Elaboração de Inventário de Proteção de Acervo Cultural de Bens Móveis e Imóveis e de Dossiês de Tombamento do Município de Belmiro Braga - MG, e sua formatação para atendimento das solicitações da Lei Robin Hood. Período: abril de 2002.

- Elaboração de Inventário de Proteção de Acervo Cultural de Bens Móveis e Imóveis e de Laudos Técnicos do Município de Pequeri - MG, e sua formatação para atendimento das solicitações da Lei Robin Hood. Período: março de 2002.

- Realização do levantamento físico-arquitetônico (cadastro) e elaboração de desenhos da Igreja de São José, e do entorno do Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, na cidade de Congonhas do Campo - MG, para o Projeto MONUMENTA. Período: dezembro de 2001 a janeiro de 2002.

- Elaboração da planilha de custos referente às obras de restauração das fachadas, esquadrias e cobertura da sede da Antiga Cia. Pantaleone Arcuri, para a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, segundo as especificações do projeto de restauração elaborado em junho de 1999 (descrito anteriormente). Período: dezembro de 2001.

- Realização das obras de Restauração Arquitetônica e Artística da Antiga Sede do Banco de Crédito Real, localizado em Juiz de Fora - MG, para o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico - IEPHA / MG. Período: novembro de 2001 a abril de 2002.

- Realização do levantamento físico-arquitetônico (cadastro) e elaboração dos respectivos desenhos da Antiga Sede do Banco de Crédito Real, localizado em Juiz de Fora - MG, para o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico - IEPHA / MG. Período: julho a setembro de 2001.

- Realização de prospecções nas paredes de quatro pavimentos da Antiga Sede do Banco de Crédito Real, localizado em Juiz de Fora - MG, para o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico - IEPHA / MG. Período: julho a setembro de 2001.

- Elaboração de Inventário de Proteção de Acervo Cultural de Bens Móveis e Imóveis e Dossiês de Tombamento do Município de Pequeri - MG, e sua formatação para atendimento das solicitações da Lei Robin Hood. Período: março de 2001.

- Participação no curso "Conservação do Patrimônio Histórico", em parceria com o FAT e o IEPHA - MG, onde foram ministradas aulas por técnicos do PERMEAR nas cidades mineiras de Catas Altas, Santos Dumont, Campo Belo, Itabirito e Matozinhos. Período: outubro a dezembro de 2000.

- Elaboração do projeto "Roteiros Turísticos para Juiz de Fora", que enfoca os bens imóveis, móveis e integrados, segundo os estilos aos quais pertencem e a sua importância para a história da cidade de Juiz de Fora - MG. Período: junho de 2000.

- Formatação do projeto "Restauração do Mural de Alfredo Mucci - a Evolução da Moeda Através dos Tempos" para atender às exigências da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O projeto foi posteriormente aprovado pela Comissão Técnica de Análise de Projetos Culturais (CTAP) da Secretaria de Estado de Cultura. Período: março de 2000.

- Participação no Plano Estratégico de Juiz de Fora, com a elaboração e apresentação dos projetos "Valorização do Patrimônio Cultural dos Bairros", "Revitalização Estética de Habitações Populares a partir da Utilização de Materiais Alternativos" e "Integração, Revitalização e Valorização do Patrimônio Cultural da Área Central de Juiz de Fora" (em parceria com o IAB - Instituto dos Arquitetos do Brasil - JF ). Período: 2000

- Elaboração de Inventário de Proteção do Acervo Cultural de Bens Móveis e Imóveis, Instruções de Processos de Tombamento, Laudos Técnicos e Dossiês de Tombamento do Município de Carangola - MG, e sua formatação para atendimento das solicitações da Lei Robin Hood. Período: março e abril de 2000.

- Elaboração do projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora, "Oficina da Memória". Período: 1999.

- Elaboração do projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora "Revitalização Estética de Habitações Populares" e execução do mesmo como projeto piloto no bairro Linhares, em Juiz de Fora - MG. Apoio: Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora S/A (EMCASA). Período: agosto de 1999 a dezembro de 2000.

- Elaboração dos Projetos de Restauração Arquitetônica e Artística e de Reabilitação de parte do complexo arquitetônico da antiga Companhia Pantaleone Arcuri ( Projeto Cia. de Preservação Pantaleone Arcuri ), para a possível implantação de uma Oficina-Escola para meninos e adolescentes em situação de risco pessoal e social, em parceria com a Associação Municipal de Ação Comunitária ( AMAC ) da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. Período: junho de 1999.

- Elaboração do Projeto de Restauração Arquitetônica e Artística da Igreja Matriz de São José das Três Ilhas e sua formatação para atender às exigências da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O projeto foi posteriormente aprovado pela Comissão Técnica de Análise de Projetos Culturais (CTAP ) da Secretaria de Estado de Cultura. Período: 26 de novembro de 1998 a 31 de março de 1999.